Vendas de servidores devem crescer 6,4% neste ano no Brasil
janeiro 30, 2013
0

As vendas de servidores no mercado brasileiro totalizaram US$ 1,4 bilhão no ano passado, cifra que representa 2,4% do total mundial, de acordo com dados da IDC Brasil divulgados nesta quarta-feira, 30. Segundo a consultoria, os servidores de grande porte (mainframes) tiveram 33% de participação de mercado, com crescimento de 0,77% no país, ante uma queda de 2,81% no mundo.

Para este ano, a avaliação do analista sênior de servidores e storage da IDC para a América Latina, Alexandre Vargas, é que essa tendência de crescimento se mantenha, incluindo também os tradicionais servidores x86 e os equipamentos para as chamadas aplicações de missão crítica. A projeção da IDC é que as máquinas x86 tenham expansão de 4,81% nos próximos quatro anos e os servidores de missão crítica de 7,81%, em média.

O analista de IDC observa que, no segundo semestre do ano passado, houve uma forte desaceleração nas compras, por parte principalmente do setor de governo e dos bancos. Mas, segundo ele, neste início de ano elas começam a ser retomadas. Na opinião de Vargas, se o crescimento do PIB do país ficar em 3,5%, como estima o governo, o mercado de servidores deve registrar crescimento de 6,4%. “Se isso for confirmado, o Brasil deve responder por 2,8% do mercado mundial, o que é um avanço importante. Outros países apresentaram queda ao longo de 2012 e ainda não sinais de recuperação. Embora o Brasil tenha crescido menos que o esperado, ele manteve o ritmo”, explica.

De acordo com Vargas, verticais mais relevantes no consumo de servidores continuam sendo as de manufatura, telecomunicações e o setor financeiro. Mas, segundo ele, um segmento onde começam a surgir grandes oportunidades é o de data center.

Fonte: http://www.tiinside.com.br/