Nosso blog

Encontre noticias sobre o mundo de tecnologia, e o que esta rolando na SilliS

Aplicabilidade e necessidade do helicóptero nas missões do Corpo de Bombeiros da Paraíba

JARDEL BATISTA SILVA ARAÚJO

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo que demonstre uma forma de melhorar a efetividade do serviço operacional que o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba presta a sociedade paraibana, utilizando o helicóptero como uma ferramenta facilitadora de um processo, no qual o sucesso é inversamente proporcional ao tempo resposta e ao tempo de transporte nas ocorrências que a Corporação realiza.

Para a realização deste trabalho os estudos foram baseados em pesquisas bibliográficas, em monografias, manuais, legislações, pesquisa na WEB e informações disponibilizadas por unidades aéreas do setor de Segurança Pública. Os resultados obtidos com este trabalho irão fomentar a divulgação da aplicabilidade dessa ferramenta, através do aprimoramento da Corporação com a aquisição desse equipamento, e comprovar a sua necessidade através do custo benefício que será proporcionado a sociedade paraibana e ao Estado, justificando que o uso do helicóptero é fundamental para salvar vidas, diminuir sequelas e resguardar ou minimizar prejuízos patrimoniais.

A justificativa para realização desse trabalho está no fato que o emprego do helicóptero, devido a sua versatilidade, irá contribuir para uma melhor eficiência e eficácia nas prestações dos serviços que o CBMPB oferece a sociedade paraibana. As mais diversas missões relacionadas diretamente com a atividade fim da Corporação serão beneficiadas com o uso dessa aeronave. O CBMPB utilizará o helicóptero nas missões de pronto atendimento emergenciais; como as ações de busca e salvamento, combate a incêndio urbano e florestal, emergências médicas, missões de Defesa Civil e transporte de pessoal. Portanto, este trabalho buscará mostrar a importância e as maneiras de utilização do helicóptero pelo CBMPB.

Comparando a revisão de literatura e analisando e discutindo os resultados, obtidos com a pesquisa de campo, concluímos que o helicóptero, incontestavelmente, é a ferramenta que irá melhorar a eficiência nas prestações de seus serviços, pois isso facilitará o deslocamento para local as ocorrências, transportando equipes especializadas, o atendimento em áreas de difícil acesso e o deslocamento do local da ocorrência ate os hospitais de referência no caso de atendimento às pessoas em estado grave.

Autor: Jardel Batista Silva Araújo é Aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros da Paraíba e este trabalho, sob orientação do Capitão QOCPM Álvaro Cavalcanti Filho, foi pré-requisito para a conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Fonte: http://www.pilotopolicial.com.br/

Compartilhe este conteudo

Avatar IA
Faça seu orçamento
Lis Assistente comercial