Nosso blog

Encontre noticias sobre o mundo de tecnologia, e o que esta rolando na SilliS

Basílica triplica número de câmeras e reforça segurança em Aparecida, SP

Basílica tem nova sala de monitoramento e agora conta com 150 câmeras. Plano de segurança prevê a instalação de 400 câmeras no Santuário.

O Santuário Nacional de Aparecida adquiriu 100 novas câmeras de segurança e inaugurou uma nova sala de monitoramento eletrônico. A ampliação no número de equipamentos vai auxiliar na fiscalização e na segurança dos cerca de 150 mil fiéis que são esperados no dia 12 de outubro, no feriado da Padroeira. Com o reforço, a equipe de segurança da basílica conta com 150 câmeras de vídeo.

A nova sala de monitoramento permite que os agentes de segurança do Santuário consigam visualizar os pátios internos e externos, elevadores, entradas e saídas da basílica, o que agiliza o trabalho de comunicação com a central de segurança.

“As câmeras abrangem toda a área interna da basílica e também toda a área de estacionamento. Esse equipamento vem completar, melhorar o serviço de segurança que é prestado ao visitante do santuário. Facilita a visualização e agiliza o trabalho para que a gente possa resolver mais rapidamente qualquer ação delituosa”, afirmou José Guedes Filho, gerente de segurança da basílica

Para operar os novos equipamentos, a equipe de segurança, composta por cerca de 150 agentes, passou por um treinamento. “A nova sala, mais ampla, conta com uma tela enorme com seis monitores em que os agentes têm condições de fazerem o monitoramento de tudo que acontece na área do santuário. O treinamento foi feito para que nossos agentes tivessem condições de operar o sistema e resolver qualquer ação rapidamente”, explicou ao G1.

A aquisição das novas câmeras e a nova sala de monitoramento concluem a primeira fase de um projeto de segurança do Santuário Nacional. “Tem a segunda fase do projeto que já está em estudo e tem como objetivo colocar câmeras depois em pontos como as entradas do estacionamento, a área de eventos e no centro de apoio. Após a conclusão dessa segunda fase, devemos chegar até 400 câmeras para monitoramento”.

As câmeras podem auxiliar, por exemplo, a localizar pessoas que desaparecem na área da basílica. Em outubro de 2012, a aposentada Beatriz Joanna Von Hohendorff Winck sumiu durante uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida. A idosa foi vista pela última vez na porta da casa das velas, no pátio da Basílica de Aparecida. Ela estava esperando o marido, que havia ingressado no local para fazer compras.

Festa da Padroeira

Aparecida espera receber cerca de 150 mil fiéis no feriado de 12 de outubro. A novena que antecede a festa começa no próximo dia 3 e a programação inclui alvoradas, missas, homenagens à Nossa Senhora e shows.
As novidades neste ano são a antecipação em uma hora das missas das crianças e solene no dia 12 e uma novena especial para as crianças no dia 10 de outubro. Os shows neste ano serão dos sertanejos Rick e Renner no dia 5 às 20h30 no centro de eventos e dos padres Juarez e Alessandro Campos na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. (veja a programação completa)
As coreografias na novena serão feitas neste ano por um grupo de 400 voluntários que começaram a ensaiar no último mês de agosto.

Fonte: g1.com.br

Compartilhe este conteudo

Avatar IA
Faça seu orçamento
Lis Assistente comercial